Características físicas e químicas
Nome químico:Bisfenol A;
80-05-7 (CAS);
4,4'-(propano-2-ilideno)difenol;
p, p'-isopropilidenobisfenol;
4,4´-isopropilidenodifenol;
2,2-bis(4-hidroxifenil)propano;
6623 (PubChem);
201-245-8 (Número EINECS);
SL6300000 (Número RTECS) (1).
Fórmula molecular: C15H16O2;
Massa molecular: 228,287 g/mol;
Cor e forma: Pó branco ou cristais brancos: na forma de prismas a partir de ácido acético diluído e forma de agulhas a partir de água;
Odor: moderadamente fenólico (1).
Propriedades físicas do bisfenol A (2):
O bisfenol A (BPA) tem dois grandes grupos fenilo, bem como dois grupos hidroxilo (ou álcool) ricos em eletrões e dois grupos metilo. O BPA na sua forma livre é um pouco lipofílico, nomenclatura utilizada quando uma substância tende a associar-se a lípidos. No entanto, através da conjugação, processo bioquímico que faz com que uma substância fique mais solúvel em água, o BPA é ligeiramente mais hidrófilo. A forma livre é normalmente encontrada no tecido adiposo e no leite materno. A forma hidrofílica é geralmente detetada na urina e nas fezes (3).
O BPA tem solubilidade moderada a elevada em água, cerca de 120 mg/litro. Além disso, este composto apresenta uma baixa pressão de vapor, de cerca de 5,32-5 Pascais (Groshart C Okkerman P e Pinjenburg A, 2001). Um coeficiente padrão para várias substâncias ambientais é o coeficiente de partição octanol-água (Kow). O valor de Log Kow para BPA pode variar, sendo considerado o mais adequado 3,32. Consequentemente, estas características do bisfenol A conferem-lhe propensão para partição em água, o que conduz a taxas de evaporação do solo e da água baixas. Perante esta informação, é certo que o bisfenol A tem um potencial de bioacumulação moderado. Além disso, o BPA foi considerado como pouco biodegradável (Groshart et al, 2001) (2,3).
Perigo físico: Possível explosão se estiver na forma de pó ou grânulos, disperso no ar (2).
Perigo químico: Reage violentamente com oxidantes fortes. Isto gera fogo e risco de explosão (2).
Como armazenar? Longe e separado de anidridos , ácido clorídrico, oxidantes fortes, bases fortes, e de alimentos. Em local sem acesso a canos de água (2).
(1) PubChem - Open Chemistry Database, Bisphenol A, 2015, acedido a 23/05/2015; Disponível em https://pubchem.ncbi.nlm.nih.gov/compound/6623#section=Top.
(2) IPCS - International Programme on Chemical Safety, Bispehnol A, 2011, acedido a 23/05/2015; Disponível em http://www.inchem.org/documents/icsc/icsc/eics0634.htm
(3) Shelby, M.D., Potential Human Reproductive and Development Effects of Bisphenol A. 2010: DIANE Publishing.
Estrutura química do bisfenol A
Disponível em www.bisphenol-a.org/about/otherChemicalNames.html