top of page

Curiosidades

 

Iremos expor muito resumidamente várias informações que foram encontradas ao longo do desenvolvimento deste trabalho que achamos interessantes e úteis num futuro próximo.

1.Penetração dérmica do bisfenol A

 

O bisfenol A (BPA) livre é aplicado à camada exterior dos papéis de recibo em grandes quantidades (~20mg de BPA/gr papel). Desinfetantes das mãos e outros produtos cosméticos podem conter uma mistura de substâncias químicas que penetram até à derme, e intensificam a absorção dérmica de substâncias lipófilas como o BPA. 

Este estudo concluiu que, segurar um papel de recibo após ter utilizado um desinfetante para mãos, aumenta a penetração dos químicos até à camada dérmica. Também, o BPA livre é transferido para as mãos que irão contatar diretamente com alimentos, neste caso batatas fritas, que serão posteriormente ingeridas em conjunto com o BPA.

Assim a combinação da ingestão/absorção oral de BPA com a sua absorção dérmica conduz a um drástico e rápido aumento  da concentração de BPA não conjugado (~7ng de BPA/mL a nível sérico, ~20mg de BPA/g creatinina na urina após 90minutos).

Os níveis elevados de BPA devido ao contato com o papel de recibo depois de ter utilizado um produto que aumenta a penetração dermal está relacionado com um aumento do risco para o desenvolvimento de certas patologias.

 

Referência Bibliográfica & Link: Hormann, A.M., et al., Holding thermal receipt paper and eating food after using hand sanitizer results in high serum bioactive and urine total levels of bisphenol A (BPA). PloS one, 2014. 9(10): p. e110509.

2. Símbolos existentes nas embalagens de plástico

 

1) PET - Politereftalato de etileno

2) PEAD - Polietileno de alta densidade

3) PVC - Policloreto de vinilo 

4) PEBD - Polietileno de baixa densidade

5) PP - Polipropileno

6) PS- Poliestireno

7) Outros 

 

Os recipientes que poderão conter bisfenol apresentam o símbolo 3 e 7. Os recipientes que têm o símbolo com um 6 estão associados a problemas no fígado e rins. Pode libertar estireno.

 

Disponível em www.atitudeco.com.br/2010/03/24/voce-conhece-os-simbolos-da-reciclagem/. Acedido a 19/05/2015

3. Estudo comparativo 

 

Num estudo realizado entre 2003 e 2004 nos EUA, o BPA foi detetado em 92,6% das pessoas analisadas. Sendo que as concentrações de BPA foram significativamente menores nos mexicanos-americanos do que em negros não-hispânicos (p=0,006) e brancos não-hispânicos (p=0,007). As mulheres apresentaram maiores concentrações de BPA do que os homens (p=0,043). As crianças tinham concentrações mais elevadas do que os adolescentes (p<0,001), que por sua vez tinham concentrações mais elevadas do que os adultos (p=0,003). As concentrações foram mais baixas para os participantes que apresentavam uma renda de casa alta (>45 mil dólares / ano). 

Em conclusão, as concentrações de BPA na urina diferiu por raça, etnia, idade, sexo e renda familiar. Estes primeiros dados de concentração representativos da população dos EUA para BPA urinário serviram para  orientar as prioridades de pesquisa em saúde pública, incluindo estudos sobre as vias de exposição, os efeitos potenciais à saúde e avaliação de riscos.

 

Referência Bibliográfica & Link: Calafat, A.M., et al., Exposure of the US population to Bisphenol A and 4-tertiary-Octylphenol: 2003-2004. Environmental health perspectives, 2008: p. 39-44.

bottom of page