top of page

Como diminuir os riscos associados?

 

Exposição ocupacional

 

 

Para diminuir os riscos associados ao bisfenol A (BPA), a nível ocupacional, o primeiro passo é prevenir o contato com o mesmo. Como tal, aquando do seu manuseamento, por exemplo a nível industrial, várias medidas de proteção devem ser realizadas. Devem ser utilizadas máscaras de proteção das vias respiratórias, luvas, roupa de proteção adequada e óculos de proteção (1).

 

Caso haja ingestão de BPA a cabeça deve ser elevada e o indivíduo deve ingerir dois copos com água e ser posteriormente direcionado para o médico (1).

 

Deve ser tido em atenção que esta substância química causa grande irritação ocular, reação alérgica cutânea e irritação respiratória.  Suspeita de causar dano ao feto. Tóxico para a vida aquática (1).

 

Modos de exposição: Absorção por inalação em forma de aerossol (1),


Risco de inalação: Evaporação a 20ºC é desprezável. Pode ocorrer dispersão das partículas no ar, nomeadamente quando está na forma de pó (1),

 

 

Efeitos da exposição a curto prazo: A substância é bastante irritante para os olhos. É moderadamente irritante para o trato respiratório (1).

Efeitos da exposição a longo prazo: Contato repetido ou prolongado pode causar sensibilização da pele e fotossensibilização. A substância pode ter efeito no trato respiratório superior. A ingestão pode causar danos no fígado e rins. Testes em animais mostram possíveis causas de efeitos tóxicos na reprodução humana (1).

Perigos para a saúde e para o meio ambiente:

Figura 1(esquerda): Irritante e Figura 2 (direta): Perigo para a saúde

Disponível em http://www.inchem.org/documents/icsc/icsc/eics0634.htm

Biberão sem BPA

Disponível em http://www.prenatal.pt/shop/

Exposição da população comum

 

 

Para diminuir os riscos que o BPA poderá provocar na sociedade, essencialmente nas crianças, várias medidas de prevenção, como retirada de certos produtos do mercado, já foram realizadas por diversos países. A União Europeia em Março de 2011 proibiu o uso de BPA na produção de biberões (2-4). Alguns países da União Europeia estabeleceram mais restrições quanto ao uso do BPA na produção de certos matérias, como é o caso da França que proibiu o uso de BPA na produção de embalagens alimentares (4).

(1) IPCS - International Programme on Chemical Safety, Bispehnol A, 2011, acedido a 23/05/2015; Disponível em http://www.inchem.org/documents/icsc/icsc/eics0634.htm.
(2) BisphenolA - European Information Cente on Bisphenol A, Legislation, 2014, acedido a 23/05/2015; Disponível em http://www.bisphenol-a-europe.org/en_GB/legislation.

(3) European Commisson, Bisphenol A: EU ban on baby bottles to enter into force tomorrow2015, acedido a 23/05/2015; Disponível em http://europa.eu/rapid/press-release_IP-11-664_en.htm.

(4) Safer States, Toxic Chemicals - Progress to Protect Health, acedido a 23/05/2015; Disponível em http://www.saferstates.com/toxic-chemicals/bisphenol-a/.

bottom of page